Qual a estrutura ideal para uma postagem de blog?

Posted by on abr 30, 2019 in Blog | Acompanhe nossas notícias | No Comments

Já publicamos aqui sobre os motivos para sua empresa ter um blog corporativo. Porém além de ter o Blog e alimentá-lo com frequência, também é importante ter postagens com uma estrutura adequada, para aumentar as chances de ler lido pelo visitante. Separamos algumas dicas para estruturar uma postagem de maneira ideal:

Definição do tema

Tudo começa pela definição do tema. O assunto abordado deve sempre solucionar um problema do leitor. Costumam funcionar muito bem tópicos e listas. Ex: Dez motivos para ter tal atitude / Seis passos para resolver tal situação / Três dicas para evitar tal problema.

Título

É o que determina se o usuário irá ou não clicar no link. Deve ser atrativo, e deixar claro sobre o que se trata o texto.

Recomendamos que você pense no seu título apenas depois de escrever o texto, para não causar uma quebra na expectativa. Uma vez que o artigo esteja pronto, é mais fácil criar um título que esteja bem relacionado ao conteúdo e que, além disso, seja atrativo.

Primeiro parágrafo

Mesmo após clicar no link, muitos visitantes não irão ler o artigo. Ai entre a importância do primeiro parágrafo: deve conter um resumo de tudo que será abordado no decorrer do artigo.

Desenvolvimento em tópicos

Ao contrário do que acontece nos livros, se você escrever um bloco de texto longo e sem destaque na internet as pessoas provavelmente irão ignorar sua mensagem. Isso porque, no mundo online, as pessoas costumam ser multitarefas. Ao mesmo tempo em que visitam seu site, conversam com os amigos em alguma rede social, respondem seus emails, procuram alguma informação em mecanismos de busca etc.

Por isso o objetivo para a escrita online é seguir o que chamamos de estrutura “escaneável”. Ou seja, apenas passar o olho por cima, em uma leitura dinâmica, já permite saber onde estão localizadas as informações no texto. E como fazer isso?

Utilizando parágrafos curtos;

Use subtítulos e seções;

Listas em tópicos (como esta que você está lendo agora);

Utilizar imagens, vídeos, gráficos (o cérebro humano é visual!);

Encerramento

É interessante terminar o artigo com algum direcionamento. Aproveitar que a atenção do leitor foi capturada, e utilizar isso para sugerir uma ação. Por exemplo, sugerir o download de algum material relacionado ao artigo que ele acabou de ler.

Seguindo essas dicas, você conseguirá construir uma postagem de blog bem estruturada e adequada para a leitura online. Mas lembre-se: a apresentação do texto é muito importante, mas o fundamental mesmo é seu conteúdo. Entenda bem seu público-alvo e escreva pensando em solucionar seus problemas e angústias. Logo seu blog será um sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *