Gestão de marcas na internet: o branding na era digital

Posted by on mar 29, 2019 in Blog | Acompanhe nossas notícias | No Comments

Branding, em poucas palavras, seria o equivalente a gestão de marca. Essa gestão envolve um conjunto de ações alinhadas ao seu posicionamento, propósito e valores. Tem como objetivo estabelecer conexões conscientes e inconscientes, que serão fundamentais para que o cliente opte por sua marca no momento de decisão de compra de determinado produto ou serviço.

Com a ascensão e popularização da internet, o Marketing Digital trouxe novas possibilidades para o branding. Hoje, uma marca pode escolher canais muito personalizados e com menor custo para se relacionar com seu público, especialmente por meio das redes sociais.

Existem diversas formas de trabalhar branding na internet. Podemos dividir as iniciativas em dois grupos:

1 – Identidade visual

É a representação visual da sua marca, que ajuda os consumidores a criar uma identidade em sua mente. Engloba o logotipo, as cores institucionais, fontes, estilo fotográfico, etc.

Quanto mais alinhada ela for, mais provável e rápida será a associação na mente de quem busca opções de marcas.

Adeque o seu logo

É extremamente importante que, no momento da criação da sua marca, ela também seja pensada para web.  Assim, pense na aplicação da sua marca, na facilidade de leitura e entendimento do nome quando ela estiver em versões reduzidas.

Crie o seu manual de marca

Deve estar determinado no manual as cores que a marca pode ter, qual a fonte foi usada na criação dela, quais os códigos das cores, como ela deve ser aplicada em materiais, versões verticais e horizontais etc.

Determine uma unidade de estilo

Busque exemplos de fotos que tenham uma mesma linha e que sirvam de exemplo para o estilo que você quer adotar para a marca. Procure seguir um estilo, pois ele comunicará muito da sua marca.

 

2 – Estratégia

A estratégia tem como papel de transmitir valores que não são necessariamente visuais, que estão mais relacionados ao propósito.

A criação de percepção pela estratégia se dá num nível mais profundo, em que o consumidor se identifica não só com o estilo, mas com os valores da marca criando uma conexão mais forte.

Personalidade da marca

Qual a personalidade da sua marca? Que adjetivos ela tem? Se ela fosse uma pessoa, como ela seria? Essas perguntas ajudam a criar uma imagem mental mais clara.

Tom de voz

Envolve as questões referentes à linguagem da marca, se é mais descontraída, especializada, mais formal, etc. Deve estar alinhada à linguagem do público.

Canais

Onde está seu público? Quais canais ele usa para se relacionar com outras marcas e pessoas?

Existem diversos canais nos quais você pode se relacionar como por exemplo WhatsApp, email, redes sociais. Lembrando que você não precisa estar presente em todos os canais, mas sim nos que tem um papel estratégico para o crescimento do seu negócio.

Conteúdo

Uma boa estratégia de conteúdo não ajuda somente sua marca a se destacar na busca, mas faz com que ela tenha visibilidade e ganhe autoridade no meio.

Aplicando os conceitos de unidade visual do branding, lembre-se de que o seu conteúdo deve ser personalizado com a identidade da marca em todos os canais e materiais.

Uma última dica

Ao longo de nosso artigo, mostrados como é importante trabalhar os aspectos de branding da sua empresa, especialmente na era digital. E nosso último conselho é: tenha profissionais capacitados cuidando do branding da sua empresa. Nós da Linhares Branding contamos com especialistas extremamente qualificados para pensar sua marca de maneira inteligente e assertiva. Entre em contato.

 

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