Eu não sou criativo.

Todos, inclusive você, poderiam se sair melhor na vida e nos negócios se parassem de repetir essa frase: EU NÃO SOU CRIATIVO.

Gostaria de esboçar em que momento da vida as pessoas resolveram renunciar essa coisa tão maravilhosa: a criatividade. Ou em que momento dessa era intelectual convencionou-se que criatividade é para poucos. Como se fosse apenas um dom de Deus.

É curioso como o universo conversa conosco. Outro dia fui almoçar num restaurante bem cool e tinha a seguinte frase na parede: UMA PESSOA CRIATIVA É MOTIVADA PELO DESEJO DE ATINGIR OBJETIVOS, NÃO PELO DESEJO DE ULTRAPASSAR OS OUTROS. É da Any Rand, uma filósofa e dramaturga russa. E foi por isso que eu decidi fazer este post.

Há muito tempo atrás, quem sabe na revolução industrial, fixou-se a ideia de que somente quem estava nas fábricas era criativo. Somente engenheiros seriam criativos. Caramba, se você muda o sofá na sala da sua casa, você já está sendo criativo. Se você monta um look diferente para se vestir, você já está sendo criativo.

A diferença está quando entramos na esfera corporativa. Quando é fundamental reconhecer que determinadas coisas, você precisa buscar a ajuda do perito, de um especialista. Suponho que você não arranca dentes sozinho em casa com um patins, como o Chuck Noland do filme Náufrago. Não sai por aí voando entre um destino e outro com um balão sem dominar um GPS (sentimos pelo Padre Baloeiro).

O trabalho de branding é assim. Colaborativo, cooperativo. Envolve muita responsabilidade. Onde todos na esfera da marca devem ter plena consciência do seu papel no processo criativo. Claro que existem metodologias específicas e talvez você não as conheça. Claro que você precisa de um parceiro estratégico com muita experiência para capitanear esse processo. Que não trabalha apenas com opiniões superficiais e achismos. Mas nosso objetivo é ENCORAJAR TODO SER HUMANO a ser criativo. Todas as equipes envolvidas. A nossa e a sua. Por isso, vai ser demais compartilhar com você tudo que já aprendemos e deixar a sua história ainda mais bonita.

Agora que lembramos que todo mundo é criativo, marca aquela pessoa que você admira pra compartilhar desse sentimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *