Está na hora de modernizar meu logotipo?

Diversas mudanças tecnológicas e comportamentais ao longo dos anos levaram a uma constante transformação na forma como os consumidores se relacionam com as empresas. Além de adequar os produtos e serviços, também é fundamental que sua identidade corporativa continue dialogando com o seu público e transmita seus principais valores e diferenciais.

Isso configura um grande desafio para o gestor, pois uma transformação na marca da empresa (seja ela sutil ou radical) é carregada de significados e mensagens para o público, precisa ser feita com atenção, planejamento e sabedoria.

Listamos alguns dos principais motivos que levam as empresas a modernizar a sua marca:

Acompanhar as mudanças

Conforme o passar dos anos, há uma constante mudança nos padrões estéticos e na linguagem visual. Algo que era considerado moderno ou esteticamente agradável em determinado momento, alguns anos depois pode gerar uma percepção completamente diferente.

Esses casos podem ser solucionados com alterações sutis na marca, ou dependendo do quanto ela é ultrapassada, podem exigir uma completa reformulação da mesma.

Conquistar novos públicos e mercados

Ao longo da trajetória de uma empresa, pode surgir a oportunidade de conquistar novos mercados e dialogar com um novo tipo de público e cliente. Nesse ponto, surge o questionamento: o logotipo funcionará bem no novo mercado? Ele é capaz de transmitir as informações importantes dessa nova atuação e dialogar com o novo perfil de público?

Nesses momentos é possível verificar a necessidade de uma mudança, de um ajuste que será capaz de ampliar o potencial vendedor da marca.

Marcar um momento histórico

Muitos são os exemplos de transições que podem ser momentos determinantes na trajetória de uma empresa. A abertura de uma nova filial, a aquisição de uma nova loja, a fusão com outra empresa, etc.

E para marcar essa transição, uma mudança na identidade visual pode ser extremamente estratégico para ressaltar o novo patamar atingido e tangibilizar o direcionamento adotado.

Confira a seguir alguns exemplos de redesign de logotipos realizados pela Linhares Branding & Design. Todos os projetos envolveram uma profunda pesquisa como fundamentação para a nova identidade corporativa elaborada.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *