Erros que empresas cometem no Facebook

Posted by on mar 22, 2019 in Blog | Acompanhe nossas notícias | No Comments

Atualmente, a grande maioria das empresas explora o Facebook como ferramenta para entrar em contato com seu público e vender seus produtos e serviços. Porém não é difícil encontrar empresas utilizando a plataforma de maneira pouco profissional, cometendo erros que não só prejudicam as métricas da página (curtidas e alcance, por exemplo) como também acabam por prejudicar a imagem da marca envolvida.

Pensando nisso, listamos alguns erros que empresas cometem no Facebook, para te ajudar a evita-los:

Criar um perfil no lugar de criar uma fan page
Acabar confundindo perfil com fan page é um erro muito comum entre as empresas que não tem conhecimento sobre as redes sociais. Os perfis são destinados para as pessoas, e as fan pages (ou páginas) não muito mais adequadas para as empresas, pois apresentam uma série de disponibilizam ferramentas importantes para negócios como gráficos e informações de análise da página.

Só fazer publicações de produto/serviço
Falar somente dos produtos e serviços o tempo todo é um convite para perder curtidas. As pessoas devem enxergar sua página no Facebook como uma vontade de conhecimento e entretenimento. O conteúdo é fundamental para criar um relacionamento com as pessoas, e deve ser relevante. Publicações lúdicas, com fotos ou vídeos geram mais empatia. Aconselha-se que para cada 3 posts de conteúdo, 1 seja de produto/serviço.

Não ter uma identidade visual definida
Manter o padrão de cores e elementos utilizados na identidade visual da marca no Facebook é crucial. Isto ajuda as pessoas a lembrarem da empresa e fazerem assimilações mais rapidamente. A foto da capa, por exemplo, deve combinar com a foto do perfil, que deve combinar com a aparência do site e assim por diante. Tudo tem que estar em harmonia.

Discutir com os usuários
Algumas empresas já passaram por situações delicadas por entrarem em discussões por causa de um comentário não muito agradável ou uma reclamação de um usuário. Isso jamais deve acontecer. O melhor a fazer no caso de reclamações na página é pedir desculpas pelo erro, propor uma solução e esclarecer publicamente o que aconteceu. Isso faz parte de um monitoramento eficaz.

Deixar a página desatualizada
Uma página que não é atualizada dá a impressão de abandono, o que não é nada positivo para uma marca. A presença na rede deve se manter ativa, com postagens e atualizações frequentes.

 

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