Empatia é um motor poderoso das empresas.

Posted by on ago 14, 2019 in Blog | Acompanhe nossas notícias | No Comments

Você sabe o PODER QUE AS MARCAS TÊM DE UNIR AS PESSOAS?

Somos todos apaixonados pelo universo das marcas. Mas o que nos entusiasma a fazer o que fazemos é essa capacidade que as marcas têm de unir as pessoas. De conectá-las, de trazer alegria e sentimentos. Mas não só por prazer ou pertencimento. Existem outras questões que vão muito além do consumo.

Realizar um trabalho de comunicação de marca simplesmente focado no objetivo de vendas a curto prazo está fadado ao fracasso. Isso porque as pessoas estão conscientes de que esperam muito mais das marcas. Esperam que elas ofereçam algo muito além de um produto ou serviço. Que exercem seus papéis contribuindo com valores. Esperam a construção de um mundo mais generoso e relações que vão além do “business”.

E porque a empatia é um motor poderoso das marcas? Porque é preciso enxergar os problemas das pessoas. Os anseios delas. Ver o mundo sob os olhos delas. E a empatia nos proporciona isso. Lembro do filme “Escritores da Liberdade” que retrata muito bem essa questão. Uma cidade em tempos hostis, grupos da sociedade altamente segregados, rivalidade, falta de apoio e uma jovem professora embalada pela missão de dar o seu melhor como educadora.

Onde usa de sua incrível sensibilidade para conseguir identificar mais profundamente o que acontecia com cada um de seus alunos. Cada um com uma história de vida diferente, problemas diferentes. Cicatrizes na alma difíceis de explicar. E com toda essa diferença e dificuldade ela consegue transformar aquela modesta sala de aula no lugar mais prazeroso para eles, resgatando união e amizade. O que antes parecia algo impossível.

E que relação podemos fazer com isso com o mundo do branding? Simples. O filme nos toca de que não é preciso recursos altos para se ter boas ideias e unir as pessoas. E é isso que as marcas com propósito buscam fazer: unir as pessoas em torno de algo.

O prazer que se tem de realizar o bem e de enxergar o próximo como um ser humano tão idêntico quanto nós é algo que nos motiva e emociona muito. Nos dá uma sensação poderosa de que o caminho é esse.

É por isso que a empatia com o público certo é umas das nossas premissas na hora de criar uma marca!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *