Design tangibilizando a sustentabilidade em produtos inovadores

Com a crescente onda do consumo consciente, várias marcas têm aderido a mudanças que ajudem o meio ambiente de maneira inovadora e disruptiva.

E é claro, os designers são os principais responsáveis por desenvolver essas mudanças no nosso cotidiano de forma criativa e consciente. Pensando nisso, separamos alguns produtos biodegradáveis, fáceis de usar e muito, mas muito inovadores.

1 . Sacolas Comestíveis
Um dos grandes inimigos do meio ambiente é o plástico. Presente em inúmeros objetos que usamos no cotidiano, como canudos, copos, caixinhas de bebidas ou as sacolas de supermercado que são utilizadas de várias formas.

Pensando nisso, uma empresa de Bali, na Indonésia, criou embalagens incríveis a partir da combinação de produtos naturais e tecnologia. Dentre esses produtos, o que mais se destaca é uma sacola semelhante às de supermercado, mas feita da mandioca e pode ser dissolvida na água.

O produto é 100% natural, ou seja, não é utilizado nenhum derivado do petróleo na sua composição. Além de serem biodegradáveis ou compostáveis, as sacolas Avani podem ser ingeridas por animais marinhos e terrestres sem nenhum risco.

2 . Peel Saver (Recipiente de pele de batata)
O desperdício de papel e plástico nas redes de fast food também são muito altos. Preocupados com isso, três designers italianos desenvolveram um processo que transforma as cascas de batatas em recipientes para chips, esse sistema é chamado de Peel Saver.

Portanto, ao descascar as batatas para fritá-las, o desperdício causado é reutilizado para se transformar no próprio recipiente em que elas serão servidas, também substituindo as embalagens de papel que não agradam o meio ambiente.

Para confeccionar um Peel Saver são utilizadas as peles destes legumes, compostos de fibras e amidos. São lavados, amassados e passam por secagem natural, com isso as peles se juntam e endurecem, permitindo criar o design de um cone. A solução para restaurantes e fast foods? Até que ponto?

3 . Tênis de papel
Outra área que frequentemente tem grandes desperdícios de materiais ou a utilização de materiais que não são biodegradáveis é a moda. Mas também, uma das áreas que melhor tem se conscientizado. Com isso, surgiu o tênis feito de papel desenvolvido pela marca Dobra.

A empresa tem um tênis feito de papel, 100% reciclável, vegano e impermeável.  O modelo possui mais de 50 estampas diferentes em modelagem contemporânea e unissex. A parte externa do tênis é feita com material reciclável, o cadarço e a parte do forro são de garrafas PET recicladas e a sola é feita em PVC 100% reciclável.

É possível perceber boas mudanças das marcas e dos consumidores em relação ao meio ambiente e, consequentemente, o design tem muito a agregar nesse âmbito de inovações. É importante lembrar, o design tangibiliza estratégias, transforma materiais e muda o mundo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *